Fale conosco:

Meu pet tem pressão alta. Pode afetar o olho?

A hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) é um problema comum em nossos pets, particularmente em gatos. Na maioria dos casos, não há sinais sistêmicos óbvios indicando que seu animal de estimação tem pressão alta. O primeiro sinal observado pode ser o aparecimento súbito de cegueira. Então, já podemos responder a pergunta do título: sim, a pressão alta pode afetar os olhos dos pets podendo até levar a perda de visão de forma permanente.

A retina é uma estrutura da parte posterior do olho responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. Ela possui em sistema vascular bem organizado que se adapta para atender aos seus requisitos metabólicos e garantir a função visual. Assim, a retina é um tecido muito vulnerável a danos causados pelo aumento da pressão arterial. 

Elevações persistentes na pressão arterial levam a danos aos vasos sanguíneos em todo o corpo e isso ocorre na retina também. Esses vasos sanguíneos danificados permitem o extravasamento de fluído, que se acumula sob a retina e faz com que se descole, resultando em cegueira temporária ou permanente. Alguns proprietários podem notar que a pupila de seu animal de estimação está muito grande (dilatada), que uma pupila está de tamanho diferente do outro olho, que está observando muito o “brilho” dos olhos, ou até mesmo perda súbita da visão; outros podem perceber sinais de sangramento dentro do olho. Os vasos sanguíneos da retina e do tecido vascular do olho têm o potencial de romper com o aumento da pressão arterial, causando hemorragias dentro do olho. 

A elevação da pressão arterial ocorre mais frequentemente como um fenômeno secundário à doença sistêmica pré-existente. A hipertensão primária (sem doença sistêmica pré-existente) em gatos e cães não é tão comum como em humanos. A maioria dos cães e gatos afetados com pressão alta desenvolveram essa condição como resultado de outro problema de saúde subjacente, como doença renal, doença cardíaca ou uma doença endócrina (Hipertireoidismo, Hiperadrenocorticismo, Diabetes Mellitus e outras doenças menos comuns). Para gerenciar a pressão alta adequadamente, é importante identificar e tratar quaisquer doenças subjacentes. O diagnóstico e o tratamento precoce melhorarão a saúde geral e diminuirão o risco de danos contínuos na retina e efeitos deletérios sistêmicos. A hipertensão sistêmica não causa apenas cegueira, se ocorrer danos graves aos outros órgãos, pode ser uma doença que ameaça a vida também.  

A pressão arterial normal em cães e gatos é semelhante aos humanos e deve ser em torno de 120 mmHg. No entanto, devido aos efeitos do estresse em nossos pacientes no hospital e clínicas, mesmo animais normais podem ter leituras de pressão arterial significativamente maiores do que a faixa normal. Seu veterinário levará em consideração muitos fatores na determinação de um plano de tratamento para seu animal de estimação. É importante que seu pet tenha sua pressão arterial monitorada em um ambiente silencioso e de forma consistente com o mínimo de angústia possível para medições precisas. Se caso o diagnóstico de pressão alta for confirmado é imprescindível que os medicamentos sejam administrados consistentemente conforme orientado pelo seu veterinário e nunca sejam interrompidos abruptamente. Se os medicamentos forem interrompidos, os sinais provavelmente voltarão.

Dependendo do grau de descolamento da retina, da quantidade de sangramento e da duração da doença da retina, seu animal de estimação pode recuperar a visão com o tratamento. Exames oculares regulares e monitoramento da pressão arterial serão necessários a longo prazo. Seu oftalmologista veterinário e seu veterinário geral (ou cardiologista veterinário) trabalharão juntos para determinar o melhor plano de tratamento e monitoramento para seu animal de estimação. Se você tiver alguma dúvida sobre pressão alta afetando a visão do meu pet ou qualquer outra condição ocular, entre em contato com a Pet Visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *