Fale conosco:

Meu pet furou o olho. Precisa retirar esse olho?

As lesões da córnea, estrutura transparente localizada na região anterior do olho,  ocorrem frequentemente em cães e com menor frequência nos gatos. Muitas vezes essas lesões podem se iniciar de forma discreta e superficial e então progredir para uma perfuração ocular,  mas não é incomum perfurações agudas e diretas do olho em casos de traumas graves como brigas, lacerações, acidentes e incidentes na região ocular. O trauma ocular perfurante é uma importante urgência oftalmológica. 

Entre inúmeras apresentações clínicas que seu pet pode ter ao perfurar o olho, vamos citar as mais observadas: olhos fechados parcialmente ou totalmente, piscar excessivo, olho azulado, secreção ocular, olho vermelho, e algumas vezes pode ser observado sangramento local também, demonstrando uma gravidade maior.

Existem algumas raças predispostas a esse tipo de situação e nelas podemos incluir todos os braquicefálicos, ou seja: Shih tzu, Lhasa Apso, Pequinês, Pug, Boxer, Bulldogues, Persa, Himalaio, entre outras raças. Essas são as raças mais acometidas por perfuração ocular devido sua anatomia de focinho curto e olhos salientes, o que facilita o aparecimento de lesões simples ou complicadas, principalmente pela facilidade desses olhos sofrerem algum trauma.

O tratamento para as perfurações corneanas é cirúrgico objetivando restaurar a estrutura anatômica e a função do olho. Várias técnicas cirúrgicas são propostas para reparar a perfuração ocular, incluindo enxertos conjuntivais, membrana biológicas, transposição córneo-escleral, transplante de córnea, entre outros. Esses procedimentos cirúrgicos requerem uso de instrumental delicado e próprio, além de uso de microscópio cirúrgico, para que possa ser realizado uma reparação adequada buscando o melhor resultado visual possível.

 As perfurações oculares podem levar ao comprometimento do olho por endoftalmite (infecção dentro do olho) e glaucoma (aumento da pressão intraocular), que são complicações que podem levar a indicação da remoção do olho afetado, porém não é o que acontece na maioria dos casos de perfuração ocular. Na grande maioria, os procedimentos cirúrgicos proporcionam resultados satisfatórios salvando parcialmente ou totalmente a visão do pet, evitando, portanto, que sejam removidos.

É importante deixar bem claro que o tempo, além do grau de lesão, é essencial para o sucesso do tratamento e preservação do olho. Muitas vezes, o que se observa é, que nos casos onde demorou para procurar ajuda de um especialista que pudesse fazer o procedimento adequado e com rapidez, são o que tem maior potencial de complicação.

Portanto, ao sinal de uma perfuração ocular procure um oftalmologista veterinário para que este possa fazer uma avaliação adequada com equipamentos específicos, e então realizar o procedimento cirúrgico mais indicado e com rapidez, para assim promover a recuperação da visão do seu pet. 

28 respostas

  1. olá, boa tarde !!
    Meu cachorro, já por uso irregular de um colírio “indicado e receitado, por uma veterinária”veio a perder a visão , hoje cedo eu acordei e deparei com ele meio estranho, quando reparei que seu olho estava perfurado e com um cheiro horrível, não sei o que devo fazer, hoje é domingo, será que posso lavar para amenizar esse cheiro horrível, posso fazer algum tipo de curativo, me ajudem, por favor!!

  2. Minha cachorrinha teve o olho furado não levei ela no veterinário pq não tenho condições o olho dela está todo preto saindo uns negócios esquisito tenho certeza que ela não enxerga mais comprei um remédio pra ela e estou passando um spray no olho dela pelo grau de lesão que está será que ela vai ter que retirar o olho tá horrível todo preto e saindo umas melecas as vezes sai sangue será que deve pedir ajuda a um veterinário pq nessa crise não estou conseguindo pagar um veterinário pra ela estou muito preocupada com ela 😭😭😭😭😭

  3. Minha gatinha furou o olho e foi retirado o olho e dado pontos, porém ela arrancou os pontos e seu olho ficou aberto vasa sempre um líquido rosa mas, não tem cheiro e eu limpo toda hora pra não ficar sujo mas, tenho medo desse olho não secar e não fechar a veterinária disse que seu olho vai secar e fechar isso procede já faz 3 mes tem algo que eu possa passar para ajudar na cicatrização o que posso fazer?

  4. Meu gato está com o olho furado, eu levei no veterinário da prefeitura e ele apenas me disse que ele perdeu a visão e receitou alguns remédios.
    Eu comprei os remédios, acho que ele não sente mais dor, mas o globo ocular dele está todo destruído, eu limpo todo dia com soro fisiológico, mas fica muito sujo e fedido.
    Ele furou em uma briga com outro gato maior.
    Eu não sei oq faço não tenho condições de pagar uma consulta com veterinário particular, mas queria saber se existe uma cirurgia pra fechar esse olhinho dele, costurar. Qual o nome dessa cirurgia e qual o valor mais ou menos?

  5. Olá, meu cachorrinho perfurou olho, o olho está com sangue, a veterinária disse que a chance dele voltar a enxergar é bem pequena, ela quer fazer a retirada do olho, disse que o tratamento com medicamento exige muito cuidado. Não sei que decisão tomar. Alguém pode me ajudar?

  6. Meu cachorro furou o olho, tá saindo uma água com sangue a 3 dias, tô limpando com soro fisiológico, se ele não passar por cirurgia corre o risco de morrer? O que parece é que está sentindo dor , não sei o que fazer pois não tenho condições de levar ao veterinário.

  7. Olá minha cachorra deu cria e 3 dos filhotes perfuram os olhos 1 delas está com os 2 olhos perfurados esta bem esfufado pra fora não tenho condições de levar ao vet lavo todos os dias com soro e seco estou dando anti-inflamatório e remédio pra dor o q pode acontecer socorro me dói tanto vê-los assim

  8. Olá tenho uma shitzu esta com ulcera no olho a última camada ta quase rompendo mais não tenho dinheiro pra cirurgia , tem algum medicamento pra ajudar na dor ou não deixar romper a última camada? Já faço uso de colirios, pomada e dicionário! Alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.