Fale conosco:

Existe alguma vacina que protege de doenças nos olhos?

Garantir que seu pet receba todas as vacinas recomendadas é uma das maneiras mais importantes de promover a boa saúde de seu animal. Problemas em geral e alterações oculares podem afetar pacientes de todas as idades. É por isso que é tão importante cuidar dos olhos dos nossos pets, começando cedo na vida. As vacinas também são chamadas de imunizações. Elas protegem os animais de uma série de doenças, incluindo muitas que são mortais. Existem algumas variações quanto os esquemas de imunização em cães e gatos; os protocolos podem mudar com base na evolução de pesquisas, surtos de doenças locais e critérios individuais. Por isso, é importante construir uma parceria com o médico veterinário para ajudar a manter seu pet protegido com as vacinas necessárias.

A visão é um sentido muito importante para os pets. A consciência do risco dos pets ficarem cegos por doenças evitáveis ​​por vacinação pode aumentar a importância da imunização. Muitas pessoas não estão cientes do grave impacto dessas doenças, em particular as que podem causar déficit visual importante. Algumas dessas doenças podem cursar somente com a manifestação inicial oftálmica, e posteriormente evoluir para outros sinais clínicos. Entre as infecções que podem ser evitadas por vacinas temos a Cinomose, Hepatite infecciosa canina, Leptospirose e Leishmaniose, que são doenças que podem ter complicações oftálmicas potenciais nos pets e existem vacinas.

Conforme descrito em uma revisão recente na Revista Nature: “A imunização é um dos melhores investimentos em saúde e deve permanecer uma prioridade para a pesquisa, indústria, saúde pública e sociedade.” Para nossos pets essa afirmação não é diferente. Agora, ciente dos benefícios para a saúde de seu animal de estimação, destacando os aspectos potenciais para salvar a visão, converse com o médico veterinário. Ele estará bem informado sobre as complicações oftálmicas das doenças evitáveis ​​por vacinas. Informe aos oftalmologistas veterinários sobre o histórico de vacinação. Se o pet não foi vacinado, o oftalmologista deve se sentir confortável para discutir os benefícios da vacinação com você. Examinar os olhos é uma das maneiras de ajudá-los a se manter saudáveis. O oftalmologista veterinário pode detectar e tratar doenças oftálmicas que muitas vezes tem causas sistêmicas, mas certamente ele gostaria de não estar diante de uma doença que poderia ser evitada por vacina. 

Lembre-se, se seu pet sentir dor ocular repentina, sensibilidade, desconforto, vermelhidão, olho opaco ou déficit de visão, consulte oftalmologista veterinário o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *