Fale conosco:

Cirurgias plásticas palpebrais: Saiba os benefícios para seu Pet.

As Blefaroplastias, como são denominadas as cirurgias de plásticas palpebrais, tem por objetivo corrigir alterações que acometem as pálpebras dos pets que levam ao desconforto ocular, segundo Dr. Vitor Rafael Pena Magri. Alterações essas que podem ser congênitas ou adquiridas.

Alterações Congênitas

Alterações congênitas ocorrem  quando os animais já nascem com anormalidades que podem causar desconforto ocular e até mesmo lesões oculares, as principais são:

  • Entrópio: quando as margens palpebrais são invertidas e fazem com que os pelos fiquem voltados pra dentro do olho. Predisposição para Shar pei, Chow chow, American bully, Shih-tzu, Pug; gatos como Persa, Himalaio.
  • Ectrópio: é o inverso de entrópio, quando a margem palpebral é muito grande e evertida, expondo excessivamente à conjuntiva. Predisposição para Dogue Alemão, Basset Hound, São Bernardo.

 

Alterações adquiridas

As alterações adquiridas são aquelas que acometem os animais com o passar da idade como: nódulos e tumores palpebrais, traumas que levem a laceração (rasgos nas pálpebras).
Todas essas alterações levam ao desconforto ocular, secreção ocular exacerbada, lesões e cicatrizes de córnea.
A cirurgia,independente da causa, tem por objetivo corrigir essas alterações, de modo que restabeleça a anatomia da pálpebra para que essa exerça a sua função, que é de proteger a superfície ocular e manter a integridade do filme lacrimal, além de minimizar os sinais clínicos que essas anormalidades podem causar.
Dr. Vitor ressalta, ainda, que é preciso treinamento e conhecimento das técnicas, e uso de materiais cirúrgicos específicos para que possa ter um bom sucesso, visto que se trata de tecidos muito delicados.
Na Pet Visão temos um serviço exclusivo de oftalmologia veterinária atendendo de hora marcada. As emergências oftalmológicas tem atendimento 24 horas por dia todos os dias do ano pelo contato no celular (17) 981144210.

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *