Fale conosco:

Os principais problemas oftálmicos do Poodle

Os cães da raça Poodle são inteligentes, brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoado. Por serem tão inteligentes podem se entediar facilmente, e são bastante criativos em achar travessuras. São cães extremamente orientados às pessoas e, consequentemente, zelosos a elas. Eles demonstram grande afetividade em relação aos donos. Também é considerada uma das raças mais inteligente do mundo.
Os problemas oftálmicos mais comumente encontrado nessa raça são: Catarata, Atrofia Progressiva de Retina, Cromodacriorréia ou mancha de lágrima (conhecida como “lágrima ácida”) e Ceratoconjuntivite Seca (também conhecida como olho seco).
Catarata: a catarata consiste em uma opacidade do cristalino, o que impede que a luz penetre até a retina. Os sinais aos quais o dono deve estar alerta são a cor esbranquiçada do olho (na região da pupila) e os sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc.). O único tratamento para a catarata é a cirurgia, no qual o cristalino é removido por um aparelho específico através de um procedimento chamado de facoemulsificação, técnica mais indicada e moderna atualmente. É uma cirurgia com uma taxa de sucesso alta. Contudo, esse sucesso encontra-se condicionado por vários fatores.
Atrofia progressiva de retina: caracterizada pela perda progressiva da função retiniana externa e desaparecimento dos fotorreceptores, é de origem hereditária, ou seja, os pais possuem genes da doença e passam para seus filhos. Atrofia Progressiva da Retina é percebida através de algumas alterações no comportamento normal do pet. Quando a doença começa a evoluir, a primeira dificuldade no cão é enxergar durante a noite ou em locais com pouca luminosidade. É comum presenciar o cão batendo a cabeça contra objetos.
Cromodacriorréia ou mancha de lágrima:  é um problema comum nessa raça a qual apresentam uma pigmentação marrom-avermelhada dos pelos no canto nasal. Ela acontece devido alteração na drenagem da lágrima e/ou lacrimejamento (produção excessiva de lágrima). Manchas de lágrima são mais perceptíveis em cães de pelagem clara como é o caso da raça Poodle. O transbordamento da lágrima através das pálpebras leva umidade aos pelos. Esse ambiente facilita a proliferação de bactérias no local que são capazes de causar odor fétido e produzir pigmentos de coloração escura no local. Algumas vezes o tratamento é com procedimentos cirúrgicos ou apenas desobstrução do canal lacrimal.
Ceratoconjuntivite seca: mais conhecida como olho seco, é um processo inflamatório da córnea e da conjuntiva que ocorre devido à deficiência da quantidade ou da qualidade do filme lacrimal, ou ainda uma combinação de ambas, resultando no ressecamento da superfície ocular. É mais comumente no Poodle de meia idade ou mais velhos. Possui várias etiologias, porém, acredita-se que a causa imunomediada (um processo do próprio organismo contra a glândula lacrimal) seja a mais comum. É uma doença oftálmica progressiva podendo levar à cegueira se não tratada. Na maioria dos casos, o tratamento clínico com uso de produtos tópicos que estimulam a produção lacrimal (imunomoduladores) e substitutos da lágrima (lubrificantes) proporcionam uma boa resposta.
O diagnóstico acurado e precoce das doenças oculares através de equipamentos específicos permite estabelecer o tratamento adequado para o paciente, aumentando as chances de preservar a visão. Portanto, a qualquer sinal de anormalidade, não deixe de nos procurar.

Conte sempre com a nossa ajuda, a Pet Visão é uma clínica especializada em Oftalmologia Veterinária com profissionais experientes e capacitados para atender as doenças relacionadas a visão do seu animal. Entre em contato (17) 3308- 0841 ou (17) 98114-4210.

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *