O olho é uma das regiões mais delicadas e expostas do pet. Por isso, quando o cachorro ou o gato apresentam olhos vermelhos é um sinal de alerta.
Muitas doenças podem apresentar o sintoma de olhos vermelhos, portanto, o tutor deve ficar atento aos pequenos detalhes.
Olho vermelho é um sinal clínico e não uma doença
Para saber o que realmente se passa com o pet é preciso analisar os demais sintomas, pois apenas com os olhos vermelhos é complicado chegar a um diagnóstico. Os olhos vermelhos podem acometer os pets em diversas situações, desde episódios pontuais (por exemplo: devido à poeira) até algumas doenças mais graves.
Quando se fala em doenças mais graves, os olhos vermelhos podem ser sintomas de:
- Úlcera de córnea
A córnea é o tecido transparente que junto com a esclera formam a camada externa do globo ocular. Úlcera de córnea é uma doença que possui, geralmente, maior gravidade. O termo se refere a uma lesão/ferida com perda tecido corneano podendo chegar, dependendo de sua profundidade, a perfuração ocular. Além de poder causar inflamação reflexa em todo o olho, incluindo a conjuntiva que fica vermelha, promove secreção ocular, dor e olhos fechados ou com piscar espástico.
Suas causas são diversas, desde um trauma durante uma brincadeira, alterações nas pálpebras e nos cílios ou até um problema de produção lacrimal.
Para o diagnóstico diferencial utiliza-se um corante chamado fluoresceína. Sua avaliação deverá ser realizada por um médico veterinário com familiaridade na oftalmologia veterinária pois algumas apresentações clínicas de úlcera de córnea requerem experiência. Você acha que seu pet tem Úlcera de Córnea? Veja este vídeo clicando aqui
- Conjuntivite
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva – tecido de revestimento do bulbo ocular, terceira pálpebra e face interna das pálpebras. Além de olho vermelho, pode vir acompanhada de coceira, incômodo e secreção.
Nos cães a maior causa de conjuntivite está relacionada com olho seco, condição esta que envolve alterações de qualidade, quantidade ou de distribuição da lágrima. Nos gatos temos na maioria dos casos agentes causadores vírus e bactérias.
- Uveíte
Uveite é a inflamação da úvea (conjunto de estruturas formado pela íris, corpo ciliar e coróide). Na uveíte podemos observar a conjuntiva vermelha com vasos sanguíneos proeminentes, dor, incômodo à luz e dificuldade para enxergar e em alguns casos cegueira. Outras alterações intraoculares anteriores são olhos opacos, turvos, com sangue, com células de defesa (leucócitos) em suspensão no humor aquoso ou aderidos na superfície interna da córnea;
Suas causas podem ser de origem infecciosa, autoimune/espontânea (idiopática), por catarata, por úlcera, neoplasia. Estabelecer a causa da uveíte muitas vezes é um desafio necessitando do auxílio de outros médicos veterinários como clínico geral.
Está com mais dúvidas? Saiba mais sobre Uveíte clicando aqui.
- Glaucoma
Glaucoma são conjunto de distúrbios oculares que promovem alterações neurodegenerativas no nervo óptico em que o aumento da pressão intraocular é um fator frequente, mas nem sempre presente, que pode levar a cegueira irreversível. Glaucoma é uma doença muito dolorosa e desconfortável onde observamos alterações no comportamento dos pets como esfregar os olhos no solo ou com as patas. Podemos observar apatia, agressividade e perda de apetite. O olho fica com a conjuntiva vermelha devido os vasos sanguíneos ficarem congestos e proeminentes. Com a progressão, estes sinais pioram, a córnea pode ficar azulada e há um aumento do olho.
O glaucoma pode ocorrer de forma congênita (presente no nascimento), primária (sem ter associação com outra doença) ou secundária (consequência de outras doenças oculares).
Está com mais dúvidas? Saiba mais sobre Glaucoma clicando aqui.
Diagnóstico e tratamento
De qualquer maneira, as diferentes causas do aparecimento de olhos vermelhos precisam de atenção e cuidados especiais, pois dependendo do caso a doença pode se agravar causando prejuízos maiores a saúde do pet.
Assim que o tutor perceber qualquer alteração nos olhos do pet, principalmente os olhos vermelhos, deve recorrer a um médico veterinário especializado em oftalmologia.
O diagnóstico deve ser feito pelo médico veterinário, pois ele analisará todos os sintomas para descobrir qual é a origem do problema e iniciará o tratamento mais indicado.
Entre em contato com nossos veterinários especialistas, clique aqui.
É importante salientar que o tratamento deve ser feito conforme indicação do veterinário, e de forma alguma deve ser feito o uso de medicações sem prescrição.
Conheça os riscos da medicação oftálmica sem prescrição veterinária