Fale conosco:

Exame oftálmico: Gonioscopia

A Gonioscopia é um exame que visa ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares. Para isso, esse exame analisa o ângulo iridocorneal da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido formado por água e sais dissolvidos, que nutre a córnea e o cristalino e que regula a pressão interna do olho.

Em outras palavras, sem essa drenagem, a função óptica e o metabolismo nutricional do olho ficam prejudicados, podendo acarretar em problemas ainda maiores, como a perda de visão. Com o exame de Gonioscopia, é possível fazer uma avaliação completa sobre essa drenagem.

O exame é simples, rápido e pode ser feito no consultório mesmo, porém alguns animais não permitem o exame porque causa um pequeno desconforto. Para esses paciente será necessária uma sedação para facilitar a realização do exame.

É colocada uma lente específica de aumento em contato com a córnea do paciente e, dessa forma, o oftalmologista consegue observar até 360º do ângulo da câmara anterior do olho. O exame é realizado utilizando-se a lâmpada de fenda, um microscópio portátil com aumento de até 16x para facilitar a visualização do ângulo de drenagem.

A gonioscopia é indispensável para o diagnóstico e seguimento do glaucoma, basicamente para diferenciar casos de glaucomas de ângulo estreito de casos de glaucomas de ângulo aberto.

É pelo ângulo da câmara anterior do olho (ângulo iridocorneal) que é drenado o humor aquoso, líquido que preenche a câmara anterior do olho e cujo acúmulo leva ao glaucoma; uma doença ocular muito grave que pode levar o animal à cegueira. 

A gonioscopia não analisa somente o glaucoma, apesar de esta ser sua função mais comum. Também é utilizada para verificar outras anormalidades oculares, como tumores, cistos, aderências da íris ou algum possível trauma nos olhos, além de ser indicada em pós-operatório de cirurgias intraoculares e no acompanhamento de lesões traumáticas dos olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.