Fale conosco:

Exame oftálmico: fundoscopia

A fundoscopia, também chamada de oftalmoscopia ou exame de fundo de olho, é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita. A técnica de exame da oftalmoscopia indireta é bastante difundida na medicina veterinária e é essencial que esse exame seja realizado durante as consultas oftálmicas.

O princípio óptico consiste na projeção de luz, proveniente do oftalmoscópio, aparelho utilizado para realizar o exame, no interior do olho e mediante a reflexão dessa luz na retina é possível observar essas estruturas.

A fundoscopia pode ser realizada de diferentes formas, sendo que a oftalmoscopia direta proporciona uma melhor magnificação e detalhamento de pequenas áreas, enquanto a oftalmoscopia binocular indireta, a mais utilizada em medicina veterinária, permite uma maior visibilização da retina evidenciando toda a periferia dela. Para a fundoscopia, recomenda-se a utilização de tropicamida colírio na superfície ocular para promover midríase (dilatar a pupila) e facilitar o exame. 

A oftalmoscopia indireta é realizada com uma distância de aproximadamente o comprimento de um braço entre o médico veterinário e o animal, utilizando o aparelho que é uma fonte de luz com sistema óptico localizado em um capacete que fica na cabeça do veterinário e através do uso de uma lente, que é segura pela mão do profissional, esse sistema produz uma imagem virtual e invertida do fundo do olho do paciente.

O exame de fundo de olho pode trazer informações importantes, desde alterações locais como uma neurite óptica até alterações sistêmicas como uma hipertensão arterial ou doença do carrapato por exemplo.

O exame de fundo de olho realizado regularmente é fundamental para o diagnóstico precoce de diversas doenças oculares. A fundoscopia, por suas ligações com a clínica médica, a neurologia e outras especialidades, é um elemento importante para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças sistêmicas.

É interessante destacar que a fundoscopia é um método prático e fácil para se avaliar os danos em órgãos alvo, além de fornecer informações sobre a atividade e tempo de desenvolvimento de algumas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.