Fale conosco:

Entenda a relação entre Diabetes e problemas de visão no seu pet

Diabetes é uma desordem do pâncreas endócrino muito comum em cães, resultando em deficiência de insulina e como consequência um aumento do nível da glicose no sangue (hiperglicemia)

Sua ocorrência vem aumentando nos pets, e uma das causas atribuídas a este aumento de casos de obesidade em animais.

Resumindo, a diabetes em animais é parecida com a manifestação da doença em humanos. Por diferentes motivos, o organismo do pet para de produzir insulina ou a produz em quantidade insuficiente para as necessidades dele, assim como nos seres humanos.

Uma das consequências mais sérias da Diabetes é a perda da visão.

Mesmo o tratamento da diabete sendo feito por um especialista em endocrinologia, muitas vezes é na consulta oftalmológica que se descobre a diabetes como a causa da cegueira.

Motivos

Idade avançada, sedentarismo, alimentação inadequada, problemas hormonais e uso incorreto de medicamentos são alguns dos motivos que aumentam o risco do animal desenvolver diabetes.

Raças Propensas

Nos cães, algumas raças também são geneticamente mais propensas  ao problema, como: Labrador, Golden Retriever, Dachshund, Spitz, poodle e Schnauzer. O que não quer dizer que outras raças não possam ter.

Sintomas

Os sintomas iniciais incluem:

  • fadiga;
  • fome e sede excessiva;
  • aumento no volume e na frequência urinária;
  • complicações renais;
  • problemas cardiológicos;
  • doenças oftalmológicas

Doenças oculares

Não apenas uma, mas diversas doenças oculares podem ser oportunizadas pelo diabetes, como:  catarata, retinopatia e glaucoma. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de reversão dos danos causados no pet.

Prevenção

A melhor prevenção é um estilo de vida saudável e levar sempre seu companheiro para fazer exames de rotina.

Desta maneira, uma vez identificada a diabetes, todos os cuidados devem ser tomados, incluindo as aplicações de insulina, para que não haja desdobramentos graves ou, caso o estágio da doença já seja avançado, para que a qualidade de vida do animal possa ser preservada ou recuperada ao máximo.

Agende uma consulta para o seu bichinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *