Uma alimentação errada, tanto em quantidade quanto em qualidade, pode trazer sérios problemas de saúde para o seu cachorro ou gato, incluindo os olhos deles.
Por isso, é muito importante que seu pet tenha uma alimentação correta ao longo de toda a vida, uma alimentação que supra suas necessidades em todas as etapas do seu desenvolvimento.
Procure dar a seu animal de estimação rações de boa qualidade. Apesar de mais caras, elas garantem que ele estará ingerindo as quantidades certas de proteínas, nutriente e vitaminas das quais necessita. Para cada idade e tamanho do seu pet, existe uma ração específica. Jamais dê ração de filhote para adultos e vice-versa. Nem dê ração de gatos para cachorros e vice-versa. As necessidades nutricionais são muito diferentes, e isso deve ser sempre levado em consideração.
A deficiência da taurina, por exemplo, ocorre em gatos com uma dieta vegetariana ou naqueles que são alimentados com rações para cães, que por sua vez exigem pouca quantidade desse aminoácido e consequentemente possuem uma ração pobre em taurina, devido a menor quantidade de proteínas presentes. A falta de taurina por mais de um ano pode desenvolver degeneração da retina, podendo deixar o gato completamente cego.
Todas as rações comerciais para animais de estimação são suplementadas com vitaminas. É muito difícil formular uma dieta que satisfaça todas as exigências vitamínicas a partir dos ingredientes utilizados. Podemos citar a deficiência de vitamina A, que causa problemas nos olhos por afetar principalmente as células da retina podendo ocasionar diminuição da visão noturna.
Os minerais, que também são muito importantes na dieta, alguns em maiores e outros em menores quantidades, algumas vezes são suplementados de forma errada; como o cálcio por exemplo, podendo ocasionar problemas ao pet.
Atualmente, a deficiência de cálcio é incomum em rações bem formuladas. O desbalanceamento de cálcio pode resultar de práticas ineficientes de alimentação. Esse desbalanceamento pode produzir alterações em outros nutrientes promovendo aumento da incidência de algumas doenças, podendo ter repercussão nos olhos também.
Em alguns casos, podemos fazer uso de suplementos sim, porém de maneira adequada e com orientação de um profissional qualificado. O emprego de ácidos graxos ômega 3 é bastante difundido, tanto na Medicina quanto na Medicina Veterinária. Muitos dos seus efeitos foram comprovados e entre estes estão incluídos os efeitos sobre o filme lacrimal, melhorando a qualidade do filme lacrimal e evitando uma rápida evaporação da lágrima, sendo muito utilizado para auxiliar no tratamento de olho seco em cães.
Nos casos em que o tutor quer oferecer uma dieta caseira, é importante que esta seja bem planejada ao invés de preparar uma alimentação de acordo com formulações próprias, a qual pode ter deficiências e excessos significativos de nutrientes. Uma consequência muito comum dessas dietas mal formuladas ou até mesmo administradas em excesso, é a obesidade nos animais. Esse excesso de peso pode gerar doenças endócrinas e alterações de colesterol e triglicéris, que também podem repercutir com sinais oftálmicos importantes.
A alimentação também pode ser a principal causa de alergias em volta dos olhos, devido a alguns componentes da ração que podem conter substâncias que a ocasionam. Essa alergia pode gerar muito prurido (coceira) nos olhos ocasionando problemas do filme lacrimal ou até mesmo lesões na córnea como as úlceras; o que pode até levar a perda do olho.
É muito importante que você siga as orientações de um médico veterinário de sua confiança, pois somente um profissional qualificado saberá qual a melhor dieta para o seu pet, evitando assim problemas em geral ou específicos que possam afetar a visão dos nossos amigos.
2 respostas
Cachorro comer ração de gato causa algum malefício?
Olá. Não é indicado, pois os nutrientes que tem na ração de gatos são diferentes de cães. Isso pode sim trazer algum desequilíbrio nutricional e repercussão ocular.