Quando nos deparamos com um cão ou gato que está com a parte branca do olho (esclera) com coloração avermelhada devemos nos atentar. Isso acontece porque há uma alteração na conjuntiva que recobre a esclera (conjuntiva bulbar) ou nos vasos mais profundos do olho. É sempre bom investigar se neste olho há também histórico de coceira (prurido), lacrimejamento excessivo, dor ou presença de secreção.
O olho vermelho não é uma doença específica, mas é um SINAL de um possível problema, que pode ser desde uma pequena irritação devido a poeira como as conjuntivites primárias alérgicas, até mesmo doenças mais graves como uma lesão na córnea (ceratites ulcerativas), um aumento da pressão intraocular (glaucoma), uma inflamação interna do olho (uveíte), dentre outros inúmeros problemas. É muito importante salientar que olho vermelho geralmente não é conjuntivite em cães como muitas vezes se pensa. Diferentemente dos seres humanos, essa doença não é tão comum, sendo de rara ocorrência.
Cães e gatos podem apresentar vermelhidão nos olhos por diversos motivos, desde problemas que envolvem as estruturas do próprio bulbo ocular como citado anteriormente ou dos tecidos adjacentes, até doenças mais graves, inclusive sistêmicas. Os olhos vermelhos no pet é um sinal de alerta de que algo está errado. Assim como nos humanos, a região ocular dos pets é bem sensível e merece bastante atenção.
Algumas raças de cães e gatos têm predisposição a doenças oftálmicas específicas, que podem ser congênitas (de nascimento) ou adquiridas, o que proporciona um direcionamento maior no diagnóstico da causa do olho vermelho. As raças braquicefálicas por exemplo, muito representadas pelo Shih tzu, Pug, Pequinês, Buldogue francês, Persa, são predispostas a lesões na córnea (ceratites ulcerativas); enquanto que o glaucoma já é mais comum no Cocker, Sharpei, Basset Hound, Beagle, Samoieda e Husky. Já a catarata é mais observada no Poodle, Cocker e Schnauzer.
As diferentes causas do aparecimento de vermelhidão nos olhos precisam de atenção e cuidados especiais, pois algumas delas, se não tratadas rapidamente, podem levar até mesmo à cegueira.
Sempre que o tutor observar algum incômodo por parte do animal e, principalmente, o olho de coloração avermelhada, é aconselhável levá-lo imediatamente ao médico veterinário especialista em oftalmologia, que tem o conhecimento e os aparelhos específicos, para indicar o tratamento mais adequado já que a maior parte das doenças oculares causam olho vermelho, e portanto, podem dificultar um diagnóstico preciso.