O termo ¨doença do carrapato¨ é utilizado para descrever as doenças transmitidas por carrapatos que são causas importantes de alterações oftálmicas em cães. No Brasil, os principais agentes transmitidos por carrapatos para cães são Ehrlichia e a Babesia mas outros como Anaplasma, Hepatozoon e Mycoplasma podem ser veiculados por carrapatos também. Com distribuição mundial, o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus) tem sido implicado como principal vetor desses microrganismos. A doença é transmitida pela picada de um carrapato infectado.
Os sinais sistêmicos dessa doença geralmente são vagos e leves nos estágios iniciais, e as alterações oculares podem ser os primeiros sintomas a surgirem. Então, respondendo à pergunta desse artigo: SIM, a doença do carrapato comumente afeta os olhos dos cães podendo levar à cegueira.
Os sintomas são frequentemente diversos e considerados multissistêmicos, e podem variar. As lesões oculares são uma característica comum da doença e podem estar presentes em qualquer fase e envolvem quase todas as estruturas do olho. As manifestações oculares são variáveis entre os pacientes e podem levar a cegueira aguda e muitas vezes sem manifestação evidente de outros sinais clínicos. As principais causas de cegueira devido à doença são: glaucoma (evidenciado pelo aumento de pressão intraocular) secundário à inflamação intraocular (uveíte); hemorragia, inflamação e descolamento de retina. A detecção, diagnóstico e tratamento precoces aumentam muito as chances de salvar a visão e até a vida de um animal de estimação.
O tratamento da doença do carrapato depende do agente envolvido, da gravidade da doença e das alterações oftálmicas envolvidas. Em casos graves, os cuidados de suporte imediatos podem incluir o internamento do paciente. Os objetivos do tratamento são eliminar o agente específico completamente, controlar a inflamação ocular e promover o alívio da dor. O uso de anti-inflamatórios se faz indicado para o controle da inflamação ocular decorrente da doença e em alguns casos até o uso de colírios para baixar a pressão do olho podem ser necessários. Algumas doenças oculares associadas à doença do carrapato requerem terapia agressiva e imediata para evitar danos permanentes.
Não existe vacina eficaz para prevenir a doença do carrapato e não ocorre imunidade duradoura após o tratamento. No entanto, o uso de medicamentos para evitar a infestação por carrapatos de forma preventiva costumam ser eficaz. A doença do carrapato é muito disseminada e difícil de controlar. Portanto, é importante chamar a atenção para o fato de que as doenças transmitidas por carrapatos podem causar cegueira sem manifestar um padrão clínico definido. A doença ocular pode fornecer a primeira pista no diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances do tratamento ser bem sucedido. Assim, no menor sinal oftálmico, procure imediatamente o médico veterinário especialista em oftalmologia, que tem o conhecimento e os aparelhos específicos, para diferenciar as doenças oculares e indicar o tratamento mais adequado.