Você possivelmente já observou animais ou humanos com olhos de colorações diferentes. Mais comum em casos que a uma íris é em castanho e a outra em azul, essa condição é denominada como heterocromia de íris. Uma dúvida sempre paira no imaginários de muitas pessoas. A coloração distinta nos olhos é uma doença? É essa dúvida que vamos sanar hoje. Continue lendo a matéria.
Tal condição é considerada rara. Com nome derivado do grego com a junção das palavras “hetero” e “cromas”, a Heterocromia é proveniente de uma condição genética, onde durante a gestação, a cor do olho é determinada pela quantidade de melanócitos, que, por sua vez, espalhadas ou juntas, determinam a coloração da íris.
Essa característica de coloração diferente da íris é uma condição que os animais já nascem com ela, e isso não causa nenhum dano à visão do pet, mas deve ser avaliada por um especialista oftalmologista porque existem doenças oculares que podem fazer mudança na cor da íris do pet confundindo com a heterocromia de íris, que é uma condição fisiológica. É possível que qualquer raça tenha heterocromia, porém é mais comum em border collie, dachshund, husky siberiano, dalmata.
Agora que você está por dentro do assunto, conheça outras matérias relacionadas à saúde ocular de animais aqui no blog da Pet Visão.
Visite nossas redes sociais.