Fale conosco:

Quando é necessário fazer a remoção do olho do meu pet?

Com os avanços ocorridos nos últimos 20 anos em oftalmologia veterinária, hoje em dia é possível tratar com sucesso muitas doenças oculares que antes não eram tratáveis e, em muitos casos, salvar a visão do animal. Porém, quando todas as tentativas de salvar o olho falham e a dor ou o risco de disseminação de doenças está presente, a remoção do olho é indicada.  Geralmente a enucleação (remoção cirúrgica de um olho e suas estruturas associadas) é um tratamento de último recurso, por ser um procedimento permanente e irreversível. Tal procedimento cirúrgico tem como objetivo fundamental o bem-estar a longo prazo do paciente com condições oculares graves que raramente apresentam tratamento clínico bem-sucedido.

Muitas das condições para as quais a enucleação é apropriada podem já ter resultado em perda de visão. O desconforto a curto prazo da cirurgia é equilibrado com o benefício a longo prazo de ser indolor. Os riscos da cirurgia são baixos e estão relacionados à hemorragia e a qualquer risco anestésico para esse paciente. No entanto, boa técnica cirúrgica e triagem pré-operatória minimizam esses dois fatores. 

Os motivos mais comuns para a enucleação incluem glaucoma (aumento da pressão dentro do olho), neoplasia (câncer dentro ou ao redor do olho), trauma grave que não pode ser reparado cirurgicamente e infecção / inflamação grave que não pode ser gerenciada com medicamentos. No caso de um olho cego, mas confortável, a enucleação geralmente não é necessária. No entanto, um olho cego e doloroso afetará a qualidade de vida de seu animal de estimação e, no caso de glaucoma, a dor é frequentemente comparável a uma enxaqueca crônica. A enucleação aliviará essa dor e é indicada principalmente quando medicamentos de uso prolongado estão ineficazes.

Após a cirurgia, a maioria dos animais volta para casa no mesmo dia, com prescrição para administrar analgesia apropriada (alívio da dor) durante os primeiros dias após o procedimento. A remoção do olho realizada para controle da dor associada a um problema ocular restabelece conforto ao paciente e muitos ficarão mais feliz dentro de 24 horas. Todos os pacientes precisarão usar um colar elisabetano por vários dias para evitar danos ao local da cirurgia. Uma consulta de acompanhamento é recomendada após 10 a 14 dias para garantir que a ferida cirúrgica esteja cicatrizando bem. Se houver pontos que precisem ser removidos, isso normalmente é feito no mesmo dia. Não há dor associada ao local cirúrgico à longo prazo. A remoção de um dos olhos não traz nenhum prejuízo para o outro olho e os animais vivem muito bem sem um olho, não demonstrando nenhuma limitação diante dessa situação.

A maioria das pessoas gostariam sempre de ter a opção de manter os olhos de seus animais de estimação. Frequentemente, isso é realmente possível com a ajuda de um oftalmologista veterinário. Quando a doença ocular não permitir a manutenção segura e confortável do olho a remoção do mesmo deve levar em consideração critérios específicos que visem principalmente a qualidade de vida dos pets à longo prazo. 

Na Pet Visão temos um serviço exclusivo de oftalmologia veterinária com atendimento 24 horas por dia todos os dias do ano, sempre buscando proporcionar o melhor para o seu pet.

Saiba mais, assista ao vídeo do Dr. Lucas Cossi.

18 respostas

  1. Boa noite
    O meu cachorro teve uma perfuração no olho, fez a cirurgia de enxerto e quase 2 meses depois ainda indo as consultas de revisão o olho operado dele ficou com uma mancha branca e ele com muita dor, ele está sendo acompanhado por um veterinário oftalmologista, eu gostaria de saber se isso pode acontecer e o que temos que fazer agora?

      1. Olá minha cachorrinha teve o olho praticamente arrancado por outro cachorro q se soltou e avançou nela.. O veterinário fez a retirada do olho.. E agora dps de um ano e meio o olho q foi feito cirurgia fica inchando e dps explode a bolha e começa a sair puz … Ja retornamos no médico e ele falou q isso é normal e q tem q ser tratado com medicação.. Mais da muita agonia de ver..

  2. Meu cao teve que tirar o olho quais os cuidados devo ter com ele agora ? Ela conseguiria viver um vida normal o comportamento dlee ira mudar ? Me ajude e me de dicas por favor

  3. Minha gata faleceu devido esta cirurgia, estou achando que foi erro médico. Na receita pos cirurgia tem tanto remédio. Gostaria de ajuda para saber o que fazer.

  4. Olá, a 7 dias atrás levei meu doguinho a passeio, ele tem 11 anos mas a visão estava ok. Acontece que notei, ao chegar, um olho fechado e um comportamento quieto dele. No dia seguinte, ele já estava ok. Mas 3 dias depois, de repente, o mesmo olho voltou a fechar ele em casa. E no dia seguinte, os 2 olhos se fecharam e começou a lacrimejar bastante. De repente, ele parou de enxergar de ambos os olhos, e o esquerdo inchou, tipo que esbugalhou, e no meio da iris desse olho, tem uma bolha pontuda saindo, crescendo. O veterinario passou 2 colirios especiais e uns remedios. Os olhos abriram e o esquerdo desinchou mais e o outro voltou ao normal mas ele nao emxerga mais desse olho bom tbm! E o esquerdo, da bolha no meio, esta me preocupando, embora ele nao coce o comportamento dele esteja normal. Comendo, bebendo agua, dormindone brincando e latindo mesmo cego. Acham que tenho que fazer essa cirurgia? E sabe dizer se removendo esse olho aparentemente danificado, a visão do outro olho retorna? Pois o direito esta aparentemente bom. Poderiam avaliar? Pois se for preciso, já agendo com vcs. Também me digam se poderei acompanhar a cirurgia. Também gostaria de saber o valor e se é possível parcelar no cartão de crédito.

  5. Olá. Tenho um cachorro que possui uma mancha branca nos dois olhos, sei que ele não enxerga muito bem pois seus movimentos são lentos e ele é todo caltelozo ao andar. Ele tem 13 anos e acredito que teria que fazer uma cirurgia para remoção dessa mancha, a minha preocupação é ele correr risco nesse procedimento. Ele já teve cinomose a 6 anos atrás que deixou sequelas. Estou muito decepcionada de não ter visto isso antes mas só agora tenho condições e medo de perder ele.
    Me dá um conselho.

    1. Olá. Se esse problema nos olhos dele for algo que tenha cirurgia como por exemplo a catarata, hoje em dia os resultados são muito bons. A segurança da anestesia e da cirurgia na medicina veterinária hoje em dia está muito alta, e os riscos de complicações são pequenos. Sugiro procurar um profissional de sua confiança para esclarecer mais dúvidas a respeito.

  6. Olá, meu cachorro teve uma lesão no olho após uma briga com outro animal. Recorremos ao veterinário imediatamente, onde ele receitou apenas colírios e remédio via oral para dor. Hoje já faz 4 dias do acontecido, o olho ainda encontra-se inchado e um pouco torto. O vet, disse achar que ela não está mais enxergando desse olho. Seria necessário a remoção do globocular? Preciso passar em consulta com o Oftalmologista para ele analisar, mais estou com muito medo da cirurgia caso precise e ela não resista.

    1. Olá. Em alguns casos mesmo que a visão do olho acometido não foi preservada, não necessita remoção. A remoção do olho é indicada em casos graves onde possa gerar algum risco ao paciente ou muita dor. Sugiro passar por um especialista que vai avaliar se há necessidade mesmo de remoção ou não.

  7. Boa tarde,
    Encontrei uma gata abandonada, Os dois olhos dela estão para fora e aparentemente parece que foi furado levei ela no veterinário e ele disse que seria necessário a remoção da olhos, mais tem um porém ela tem apenas 2 meses de vida tem algum risco na remoção quando o gato tem essa idade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.