A ceratite pigmentar é uma condição caracterizada pelo surgimento de grânulos de melanina depositados dentro das camadas da córnea. Tal condição pode ser desenvolvida por uma irritação na córnea e até mesmo por uma inflamação crônica.
Tal doença pode estar associada à síndrome do olho seco, já que a baixa produção lacrimal causa uma inflamação nos olhos. Além disso, fatores genéticos podem contribuir para o surgimento da ceratite pigmentar.
Quais são os principais sintomas e como ela é diagnosticada?
O principal sinal observado são manchas escuras na córnea, que podem estar associadas com secreções oculares e vermelhidão ocular quando associadas com olho seco. Para que a condição seja diagnosticada, um médico veterinário especialista deve ser consultado para que um exame clínico seja realizado.
Como o tratamento é realizado?
Após a identificação da causa, o tratamento medicamentoso ou cirúrgico é indicado, já que a ceratite pigmentar pode causar cegueira irreversível.
O alerta de hoje é principalmente para tutores de animais das raças pug, shih tzu, pequinês e outras raças braquicefálicas.
Conte com a Pet Visão!
Nossos excelentes profissionais e tecnologias estão prontos para atender o seu animalzinho. A manutenção de seu bem-estar é o nosso principal objetivo. Entre em contato!