Meu cão ficou cego de repente. O que pode ser?

A cegueira em cães pode ser repentina ou gradativa, reversível ou permanente. Tudo vai depender da causa do problema, já que, na maioria das vezes, a cegueira é apenas um dos sintomas de alguma outra doença. As doenças oculares não são as únicas que podem deixar o seu pet cego. Problemas neurológicos e doenças sistêmicas também podem fazer isso com seu bichinho de estimação.

As principais doenças oftálmicas que podem levar à cegueira de forma repentina são:

Catarata: essa alteração deixa o olho com um aspecto opaco e esbranquiçado, o que bloqueia a passagem de luz e impede a visão. Geralmente a evolução da catarata é lenta e progressiva, porém existe casos em que essa evolução acontece de forma muito rápida, principalmente nas cataratas diabéticas.

Glaucoma: é quando ocorre um aumento de pressão dentro do olho. Isso pode acontecer devido alguma doença sistêmica (glaucoma secundário) ou devido uma anormalidade no próprio olho (glaucoma primário). Independente da causa, essa alteração pode promover a cegueira de forma rápida e algumas vezes irreversível.

Uveíte: é um processo inflamatório que ocorre dentro do olho devido principalmente à uma doença sistêmica prévia, como por exemplo, hemoparasitose (doença do carrapato), tumores, doenças endócrinas como o diabetes, entre outras inúmeras possibilidades. É importante instituir o tratamento o mais rápido possível para que não evolua para complicações mais graves como o glaucoma e até descolamento de retina.

Descolamento de retina: essa alteração pode ocorrer repentinamente, pois de uma hora para outra a retina pode ser descolada de sua região anatômica e com isso promover a cegueira no pet. Muitas vezes esse descolamento está relacionado com alguma doença sistêmica como por exemplo hipertensão arterial sistêmica, hemoparasitose, outras doença infecciosas, entre outras causas.

SARDs (degeneração retiniana subitamente adquirida): é uma patologia em que há uma perda aguda e irreversível da visão. Ocorre geralmente em cães de meia idade, onde há uma degeneração total e irreversível dos receptores da retina. Ainda não se descobriu a causa dessa alteração e seu diagnóstico é feito através da Eletrorretinografia (ERG). Até o momento não há tratamento.

Intoxicação por medicações: algumas medicações podem ser tóxicas para a retina e causar uma cegueira temporária ou permanente. A mais comum de se observar na rotina é a intoxicação pela ivermectina, um antiparasitário muito utilizado em cães, que dependendo da dose utilizada ou dependendo da raça que usou, pode trazer déficit visual parcial ou total. Nesse caso geralmente é um quadro reversível.

Neurite óptica: refere-se a uma condição na qual um ou ambos os nervos ópticos estão inflamados resultando em perda parcial ou total da visão. Ela pode ser de causa primária ou secundária, sendo nesse último caso devido à alguma alteração como por exemplo a cinomose ou algumas neoplasias.

É muito importante em situações de perda de visão total ou parcial de forma aguda, a procura de um veterinário especialista para que este, através de exames específicos e de conhecimento dessas alterações listadas, faça um correto diagnóstico e institua o tratamento de forma rápida, pois assim existe grandes chances de manter a visão do seu pet.

14 respostas

  1. Srs
    Tenho 2 pastores alemão com 9 1/2 amo-as, e seus olhos estão opacos ( esbranquiçados) o veterinário disse que é catara, o que é possível fazer?

  2. Olá meu cachorrinho do dia para a noite está sem encherga e olhos muito vermelho. Já levei a um profissional mas tô com medo dele ficar cego

  3. Boa noite, meu cachorro é um chiuaua misturado com pinscher, tem 5 anos, de repente perdeu a visão, está atordoado e batendo nas coisas, será que é passageiro ou permanente?

  4. Ola a minha cachorrinha está com 4 meses e 2 semanas está com cinomose mas já está na última faze da cinomose ela está com uns tiques nas veias da cabeça e na pata traseira agora ela ficou cega ela tá bem desorientada será que é reversível ?

  5. Meu cachorro tem 3 anos e meio ele vomitou e depois quando olhei ele já estava cego levei no veterinário fez exames está tudo ok ele não quer comer está muito medo e desorientado o que pode ser me ajude

  6. Minha cadela tem 5 anos, ficou Sega e quando ela está deitada e vai se levantar fica tonta e cai como estivesse convucionando o que pode ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *