Fale conosco:

Existe colírio para tratar catarata em cães e gatos?

O desenvolvimento de catarata nos cães e gatos é uma das principais causas de perda da visão, principalmente nos animais idosos. Catarata é a diminuição ou ausência de transparência da lente (cristalino) dos olhos. Apresenta-se de coloração azulada e até esbranquiçada, impedindo a passagem da luz para dentro dos olhos até a retina, e consequentemente diminuindo a visão ou até mesmo levando à cegueira. 

Se houve falar com frequência que existem colírios que funcionam para tratar a catarata nos pets. Mas será que isso é verdade?

Até o presente momento, não foi apresentada uma medicação tópica, ou seja, algum colírio, que se tenha mostrado efetivo em diminuir a evolução da catarata e nem mesmo “dissolver” a catarata. Os colírios utilizados quando se tem catarata são à base de anti-inflamatórios, com o intuito de diminuir a inflamação que a catarata causa dentro do olho, visando diminuir a incidência de glaucoma e perda ocular.

É muito comum o atendimento de cães submetidos ao uso de colírios há meses para tratar a catarata presente, e essa falsa sensação de tratamento, que conforme descrita anteriormente não há comprovação de eficácia, prejudica o olho do pet uma vez que a catarata continua evoluindo promovendo alterações no olho que podem futuramente impedir a indicação de cirurgia e até mesmo levando ao desenvolvimento de glaucoma, gerando assim muita dor no olho e por vezes a remoção desse olho afetado.

O tratamento de escolha da catarata é cirúrgico, tanto na medicina veterinária quanto na humana, através de sua remoção pela técnica da facoemulsificação, com índice de sucesso muito alto.

Algumas raças têm geneticamente mais predisposição à catarata, entre elas o Poodle, Cocker Spaniel, Schnauzer, Golden Retriever e o Yorkshire, porém todas as raças podem ser acometidas.

Procure sempre um oftalmologista veterinário para fazer o diagnóstico correto através de equipamentos adequados e assim promover a manutenção da saúde ocular do seu pet.

2 respostas

  1. Boa Tarde, meu nome é Daniel Costa e sou de Curitiba. Por gentileza preciso de informação a respeito do assunto catara/glaucoma
    Temos uma femea chow-chow com 12,6 anos e que desenvolveu a catarata e agora “parece” que desenvolveu glaucoma. O veterinário responsável receitou dois colirios e que lendo as bulas me deu muito medo de aplicar. São eles: O TOBREX 3mg/ml e o COSOPT 2%/0,5%. É colirio para humanos e por sinal caros. As contra indicações da bula são de estremecer e está causando muito preocupação. Gostaria da opinião de vocês para me ajudarem. PELO AMOR DE DEUS. MUITO AGRADECIDO

    1. Olá. Sugiro não ler as bulas dos medicamentos e seguir as orientações do veterinário que receitou, pois como não temos muitas opções de colirios na veterinária, geralmente receitamos colirios de humanos mesmo e com ótimos resultados. Não se preocupe com as bulas dos colirios, desde que prescrito por um profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.