Exame oftálmico: lâmpada de fenda

A lâmpada de fenda consiste num microscópio binocular, montado sobre uma mesa ou portátil, que emite uma luz brilhante, permitindo ao veterinário examinar a totalidade do olho com uma alta resolução. A lâmpada de fenda tem um sistema óptico que possibilita a ampliação da imagem e a visão tridimensional, com a qual se pode medir a profundidade. É o melhor instrumento para o exame das pálpebras, tecidos e pele em volta dos olhos, da superfície do olho (incluindo a córnea e a conjuntiva), do humor aquoso (líquido na parte frontal do olho entre a córnea e a íris), da íris e do cristalino. 

A lâmpada de fenda portátil é a mais indicada e utilizada na medicina veterinária pela sua facilidade de manuseio e pela não colaboração do pacientes pets em ficar parado sob um aparelho de mesa. Ela promove um aumento de até 16x permitindo uma avaliação ampliada e criteriosa das estruturas oculares.

O exame oftalmológico com lâmpada de fenda é um procedimento simples, indolor e não invasivo que é realizado no consultório.

A maior utilização desse aparelho da rotina do oftalmologista veterinário é o diagnóstico e classificação das úlceras de córnea, já que esta patologia é a mais comumente atendida no dia a dia. Com esse aparelho pode-se avaliar por exemplo a profundidade da lesão na córnea e, portanto, avaliando a necessidade de tratamento clinicou cirúrgico para a patologia. Isso facilita bastante na tomada de decisões como destes casos. 

Não menos importante, devido ao aumento promovido pelo aparelho, ele é indispensável para se diagnosticar por exemplos algum cílio ou pelo muito pequeno que está direcionado para a superfície ocular ocasionando alguma patologia.

A lâmpada de fenda é um equipamento de suma importância para a análise da saúde ocular. Com ele é possível identificar diversas patologias e acompanhar evoluções de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *