Como o descolamento de retina afeta o seu pet?

A retina é uma fina estrutura de tecido nervoso que reveste a parte interna do olho. Quando parte ou a totalidade da retina se desprende da parte posterior do olho, há o descolamento da retina. As células nervosas na retina normalmente detectam a luz que entra no olho e enviam sinais para o cérebro sobre o que o olho vê. Mas quando a retina se descola, esse mecanismo não funciona corretamente.

O descolamento de retina em cães e gatos pode ser parcial ou focal, e não afeta perceptivelmente a visão, ou pode ser completo e o olho afetado é cego. Pode ocorrer em um ou nos dois olhos. No entanto, na maioria dos animais, o descolamento de retina, a menos que seja bilateral, geralmente é subclínico e se manifesta com uma leve dilatação pupilar no olho afetado.

Sinais (o que OBSERVAR no seu PET)

  • Cegueira ou visão reduzida. A gravidade da perda da visão está relacionada com a extensão do descolamento da retina. Se apenas um olho for afetado, o comportamento do animal pode ser normal. O início da cegueira pode ser gradual ou rápida. Em animais com descolamentos devido a doenças imunológicas ou infecções, o início da cegueira geralmente é muito rápido (dentro de 1 a 3 dias) e frequentemente envolve ambos os olhos.
  • Pupilas dilatadas com reflexo lento ou ausente à luz. A dilatação das pupilas é um dos primeiros e mais evidentes sinais de descolamento da retina. A pupila se dilata quando o olho perde a visão.
  • Presença de sangue visível dentro do olho (hemorragia intraocular) devido a ruptura de vasos da retina.

Causas

As causas de descolamento de retina são numerosas e incluem pressão alta, predisposição genética, cirurgia intra-ocular, inflamação intra-ocular, infecções sistêmicas, condições imunomediadas, neoplasias, trauma e malformações oculares congênitas. Algumas raças predispostas a esta alteração incluem Bichon Frise, Shih Tzu, Poodle Miniatura e Labrador Retriever.

Embora o descolamento de retina pode acontecer em qualquer raça e em qualquer idade, é mais comum nos mais velhos. É incomum que os animais nasçam com descolamentos de retina, mas às vezes os descolamentos podem se desenvolver nos primeiros meses de vida. Esses tipos de descolamentos costumam estar associados a defeitos congênito.

A pressão alta (hipertensão arterial sistêmica) é uma causa potencial de descolamento de retina no pet idoso. A hipertensão arterial resulta em “vazamento de líquido” e sangramento dos vasos sanguíneos da retina e sob a retina. As causas mais comuns de hipertensão em cães idosos são a doença renal crônica e o hiperadrenocorticismo, que é um excesso de produção de hormônios esteróides pela glândula adrenal; e em gatos idosos, é a doença renal crônica também, além do hipertireoidismo, que é um excesso na produção de hormônios da tireóide.

Temos outras causas também como traumatismos da região da cabeça (atropelamentos, brigas), por cirurgias intra-oculares que acarretam ruptura da cápsula posterior do cristalino, glaucoma  e doenças sistêmicas como a erliquiose em cães (doença do carrapato) e as doenças virais em gatos, por exemplo. Qualquer infecção que cause inflamação da retina pode potencialmente causar um descolamento da retina.

Diagnóstico

O diagnóstico do descolamento de retina geralmente é confirmado com o exame clínico chamado oftalmoscopia indireta com a pupila dilatada. O médico veterinário utiliza um aparelho com um foco de luz e uma lente de aumento, para fazer um mapeamento da retina, e assim observar se há “rasgos ou furos”. Em casos complicados por opacidade da córnea ou pela catarata, imagens ultrasonográficas do olho podem ser necessárias.

Tratamento

A terapia deve ser instituída o mais cedo possível no processo da doença, ou a retina descolada se deteriorará e o animal ficará permanentemente cego. O tratamento geralmente é direcionado para a causa subjacente do descolamento da retina. Existem algumas formas de tratamento, embora o descolamento da retina pode levar a cegueira permanente. Uma vez que o descolamento de retina é detectado, o tratamento médico e / ou cirúrgico imediato pode reduzir o resultado da degeneração da retina e facilitar a restauração da visão. A cirurgia também pode ser usada, embora tenha bastante limitações ainda. 

Orientações

Primeiramente o proprietário deve procurar um profissional especializado e equipado para atender e identificar o problema. Há uma diversidade de medicações, exames e até cirurgias que ajudam no tratamento. O importante é identificar a causa e tratar o mais rápido possível. A perda da visão nesses casos é uma consequência muito comum e muitas vezes irreversível. A vida de um pet cego terá restrições, porém, a visão não é o sentido principal deles. O olfato e a audição são excelentes guias para esses animais. Eles se adaptam bem à condições de cegueira, mas precisam de orientação e cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *