Cocker: uma raça extraordinária, inteligente, líder e amorosa

O Cocker Spaniel é super popular no Brasil e está presente em diversos lares do país. Sua origem na Espanha, como seu nome indica, ainda que a raça como tal tenha sido estabelecida no País de Gales em 1892. Os Cockers foram levados para a Inglaterra por seus donos espanhóis, que venderam os cães ou os deram de presente a aristocratas ingleses. Por ser um cão de caça e extrema inteligência, precisa de exercício constante. Ele gosta muito de correr pelo campo e se meter entre os matagais de vegetação espessa. Graças à sua inteligência e à carência por exercícios, é possível ensinar uma multiplicidade de truques e brincadeiras sem muita dificuldade. Além disso, é um cachorro de casa. É possível mantê-lo como um animal de estimação ainda que seja preciso levar em consideração que ele necessita de atenção constante,  e não suporta ficar sozinho.
Os principais problemas oftálmicos dessa raça são: Atrofia progressiva de retina, Ceratoconjuntivite seca, Catarata e Triquíase.
Atrofia Progressiva de Retina: caracterizada pela perda progressiva da função retiniana pela degeneração dos fotorreceptores (cones e bastonetes). É de origem hereditária, ou seja, os pais possuem genes da doença e passam para seus filhos. Por causar perda da visão, é possível perceber algumas alterações no comportamento normal do pet. Quando a doença começa a evoluir, a primeira dificuldade é enxergar durante a noite ou em locais com pouca luminosidade.
Ceratoconjuntivite seca: conhecida como olho seco, trata-se de um processo inflamatório da córnea e da conjuntiva que ocorre devido à deficiência da quantidade ou da qualidade do filme lacrimal, ou ainda uma combinação de ambas, resultando no ressecamento da superfície ocular e acumulo de secreção.
Catarata: catarata consiste em uma opacidade da lente (cristaino), o que impede que a luz penetre até a retina causando cegueira. Dentre os sinais estão leucocoria (pupila branca) e sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc.).
Triquíase: é quando os pelos das pálpebras ficam votados para a superfície ocular, por excesso de pele ou por fissura palpebral (abertura das pálpebras) muito grande. Isso causa muito desconforto ocular e até lesões na córnea.
Conte sempre com a nossa ajuda, a Pet Visão é uma clínica especializada em Oftalmologia Veterinária com profissionais experientes e capacitados para atender as doenças relacionadas a visão do seu animal. Entre em contato (17) 3308- 0841 ou (17) 98114-4210.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *