Os principais problemas oftálmicos do Pequinês

O Pequinês originou-se na China durante a dinastia Tang no século VIII. Eles foram criados para serem cães companheiros e chegaram ao ponto de serem considerados sagrados. Eram originalmente possuídos apenas pela realeza. O Pequinês é uma raça independente conhecida por sua natureza teimosa e opinativa. São afetuosos e leais, mas não exigem atenção constante. Os Pequineses são cães sensíveis, de boa índole e expressivos.
Devido à sua estrutura de cabeça braquicefálica (focinho curto) e suas consequências na anatomia (forma e posicionamento dos olhos e tecidos adjacentes), os olhos dos cães Pequineses são propensos a traumas e várias condições oculares que tendem a levar à úlceras e irritação crônica da superfície ocular:

Proptose traumática:

É quando o bulbo ocular sai da órbita, devido à briga com outros animais, atropelamento, etc. Como o Pequinês tem uma órbita superficial e os olhos projetados, o globo ocular do Pequinês pode sair da orbita de maneira mais fácil comparado a outras raças. Essa condição é de extrema urgência e você deve levar o seu pet para o veterinário o mais rápido possível.

Úlcera de córnea:

Sem dúvidas um dos principais problemas do Pequinês, trata-se de lesão de córnea causada de maneira geral por traumas: coçar com as patas, esfregar no sofá ou tapetes, briga com outros animais, olho seco, etc. O tratamento das úlceras vai depender da gravidade de cada caso.

Cílio ectópico e distiquíase:

É quando os cílios erroneamente ficam em contato com a superfície ocular (ficam voltados para o olho). Cílio ectópico é quando eles nascem na parte interna da pálpebra, na conjuntiva palpebral. Já a distiquíase é quando os cílios nascem no orifício das glândulas tarsais. Essas duas alterações levam ao desconforto e irritação ocular, como se tivesse um cisco dentro do olho estimulando a coceira. O tratamento de ambos é a remoção cirúrgica dos cílios.

Olho seco:

Conhecida como Ceratoconjuntivite Seca, é a diminuição da produção de lágrima causando ressecamento nos olhos. Pode ser qualitativa (quando tem deficiência na parte lipídica ou mucosa da lágrima) e quantitativa (quando tem diminuição da parte aquosa da lágrima). Os sintomas incluem vermelhidão, secreção e prurido. A grande exposição dos olhos dessa raça também é um importante fator que contribui para o ressecamento ocular.

Catarata:

É uma causa comum de cegueira em Pequineses idosos. A catarata consiste em opacidade do cristalino, o que impede que a luz penetre até a retina. Os sinais aos quais o dono deve estar alerta são a cor esbranquiçada do olho (na região da pupila) e os sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc.). O único tratamento para a catarata é a cirurgia (com uma taxa de sucesso alta). Contudo, esse sucesso encontra-se condicionado por vários fatores.
Conte sempre com a nossa ajuda, a Pet Visão é uma clínica especializada em Oftalmologia Veterinária com profissionais experientes e capacitados para atender as doenças relacionadas a visão do seu animal.
Entre em contato (17) 3308- 0841 ou (17) 98114-4210.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *