Exame oftálmico: tonometria

Tonometria é a medição da pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular são devidas ao humor aquoso, um líquido que fica contido entre o cristalino e a córnea, o qual é continuamente produzido e eliminado por regiões específicas do olho. É a quantidade desse líquido que reflete a pressão intraocular. Se houver um desequilíbrio no mecanismo de produção/eliminação dele a pressão intraocular varia, geralmente aumentando e acarretando alterações graves dentro do olho.

Existem vários aparelhos utilizados para medir a pressão do olho, e esses aparelhos são chamados de tonômetros. Não há necessidade de preparativos para o exame, mas para a maioria dos aparelhos utilizados é necessário fazer o uso de um colírio anestésico nos olhos do animal, pois será realizado um contato do aparelho com o olho do paciente, e assim sendo, não haverá desconforto do mesmo ao realizar esse exame. O exame é simples, rápido e indolor, não durando mais do que alguns segundos.

A pressão normal em cães e gatos varia entre 10 e 20 mmHg. Se o exame indicar pressão muito alta (glaucoma), isso requererá providências médicas urgentes porque as células nervosas receptoras da retina podem ser danificadas por compressão e deixarem de funcionar, levando à cegueira. Se a pressão estiver muito baixa (uveíte), pode indicar algum processo inflamatório que necessita investigação e tratamento o mais rápido possível também. Ambas alterações na pressão podem gerar consequências graves para a visão do pet. Por isso é importante monitorar a pressão dos olhos deles rotineiramente.

Na maioria das vezes quando se tem alguma alteração importante na pressão intraocular do olho do pet, e o diagnóstico é realizado de forma rápida e precisa, pode-se fazer o controle dessa pressão evitando consequências mais graves e, portanto, mantendo a visão do animal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *