Caso sua resposta tenha sido positiva ou tenha curiosidade sobre o porquê alguns animais apresentem olhos de coloração diferentes, vamos explicar as causas. O termo heterocromia de íris (parte colorida do olho) corresponde a um grupo de variações de pigmentos da íris nas diferentes espécies, incluindo cães e gatos. A aplicação do termo ocorre quando cores múltiplas são observadas em uma íris ou entre as duas íris. No olho heterocrômico, a íris é caracterizada por pelo menos duas áreas de cores distintas e sólidas (radial) ou por diferentes manchas ou pontos coloridos (fragmentada). A heterocromia pode ser total sendo observado um olho de cada cor.
Causas
Uma anormalidade genética envolvendo o gene EYCL3 presente no cromossomo 15 é responsável por apontar a quantidade de melanina (pigmento castanho) que o olho deve apresentar. Já o gene EYCL1 indica a quantidade de pigmento de gordura. Nestes casos, a não ser pela variação em sua aparência, a simples heterocromia não tem significado clínico.
Outra anormalidade genética que pode acarretar na heterocromia é a Síndrome de Waardenburg. A síndrome hereditária descrita por um grupo de doenças genéticas que podem causar, além da heterocromia, promover mudança da coloração da pelagem (branca) e a perda de audição. Heterocromia iridiana é também um componente da ação do gene para pelagem “merle” em algumas raças de animais como Dog Alemão, Collies, Dachshunds e Pastores Australianos. Nestes casos anomalias oculares múltiplas podem estar presentes incluindo microftalmia (olho anormalmente pequeno), cataratas, alterações em retina e no nervo óptico podendo levar a déficit de visão ou cegueira.
A heterocromia pode aparecer de forma adquirida, sendo um sinal clínico envolvido na inflamação da íris. A íris é um componente da úvea anterior (camada vascular do olho) com sua inflamação denominada uveíte. Esta pode ser causada por doenças intra-oculares como também por doenças sistêmicas. Dentre os sinais oftálmicos observados na uveíte, a mudança na coloração da íris, geralmente escurecendo, pode ocorrer. Neste caso, o animal apresenta alterações na coloração da íris após a manifestação da inflamação sem característica congênita (o animal não nasce com olhos de cores diferentes).
Como vimos acima, a diferença na coloração da íris nos nossos pets trazem uma característica única e especial para eles, onde a simples heterocromia, não tem significado clínico. Mas no caso de outros sinais associados à diferença de coloração, não fique na dúvida, consulte um oftalmologista veterinário. Nossa equipe está à disposição da saúde ocular de seu pet.