O Pastor Alemão originou-se na Alemanha em 1899, inicialmente criado como um cão de pastoreio quando um oficial da cavalaria alemã assumiu a missão de desenvolver o Pastor Alemão ideal. Criadores cruzaram várias linhagens de todo o país para criar a raça que conhecemos hoje. O Pastor Alemão tornou-se o principal cão de polícia, guarda e trabalho militar do mundo, preferidos por causa de sua força, inteligência, versatilidade e natureza obediente.
O Pastor Alemão tem sido consistentemente uma das raças mais populares nos Estados Unidos desde o início dos anos 1920, com um aumento de sua fama atribuído a estrelas de cinema canino Rin-Tin-Tin e Strongheart. Leal, confiante, corajoso e firme, o Pastor Alemão é verdadeiramente um ícone para os amantes de cães. O Pastor Alemão é uma raça geralmente saudável com uma expectativa de vida média de 12-13 anos. Embora o Pastor Alemão seja considerado uma raça com uma incidência relativamente baixa de problemas oculares existem algumas doenças com maior ocorrência na raça.
Pannus ou ceratite superficial crônica:
É uma doença da córnea progressiva, inflamatória e auto-imune. O Pastor Alemão é a raça mais comumente afetada. Sinais clínicos comuns incluem pigmentação (coloração marrom), vascularização (vasos sanguíneos) e opacificação (nebulosidade) da córnea. Essas alterações na córnea podem levar a cicatrizes e podem evoluir para deficiência visual severa ou cegueira em casos graves. Um aumento da incidência em certas raças, como o Pastor Alemão, sugere uma predisposição genética. A radiação ultravioleta e alta altitude aumentam a gravidade da doença. Portanto, os cães que vivem em grandes altitudes e áreas muito ensolaradas são freqüentemente mais afetados com a doença sendo de mais difícil controle.
Pannus é considerado uma forma de doença auto-imune, em que o corpo direciona uma resposta imunológica inadequada contra os tecidos da córnea. Apesar dos esforços dos pesquisadores, não existe cura definitiva. A boa notícia é que a grande maioria dos casos pode ser tratada com medicamentos tópicos que impedem o progresso da doença e amenizam as sequelas à córnea. Esta condição, no entanto, exige tratamento ao longo da vida com os melhores resultados vistos quando a terapia é instituída no início do curso da doença. Casos mais graves necessitam de cirurgia e da terapia com o uso de radiação beta. Óculos de sol para cães são uma opção para reduzir a exposição solar ajudando no controle da doença.
Atrofia Progressiva da Retina (PRA):
A PRA é um grupo de doenças hereditárias que causam degeneração da retina resultando em cegueira permanente. Inicialmente, o cão pode apresentar cegueira noturna que progride para perda de visão em um ambiente bem iluminado. As pupilas podem estar dilatadas e ter uma resposta lenta à luz. A catarata secundária também pode ocorrer com esta doença. O diagnóstico é feito por eletrorretinografia (ERG). Não há tratamento para a ARP e a condição é considerada irreversível, mas indolor.
Distrofia de córnea:
É um distúrbio hereditário primário, bilateral da córnea que não é acompanhado por inflamação corneana ou doença sistêmica. Aparecem clinicamente como opacidades branco-acinzentadas ou perolizadas na córnea paracentral ou central. A condição é bilateral e frequentemente tem aparência praticamente simétricas com variações no tamanho, forma e densidade das opacidades, podem ser progressivas e causar déficit visual importante. Em geral, distrofias corneanas não respondem ao tratamento medicamentoso tópico, lesões mais graves podem ser removidas e raramente recidivam.
Catarata:
É uma causa comum de cegueira em pastores idosos. A catarata consiste em opacidade do cristalino, o que impede que a luz penetre até a retina. Os sinais aos quais o dono deve estar alerta são a cor esbranquiçada do olho (na região da pupila) e os sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc.). O único tratamento para a catarata é a cirurgia (com uma taxa de sucesso alta). Contudo, esse sucesso encontra-se condicionado por vários fatores.
Na Pet Visão temos um serviço exclusivo de oftalmologia veterinária atendendo de hora marcada. As emergências oftalmológicas tem atendimento 24 horas por dia todos os dias do ano pelo contato no celular (17) 981144210.