Assim como nós seres humanos, os animais domésticos também podem apresentar diversas alterações oftalmológicas, ou seja, doenças que comprometem a saúde ocular e consequentemente a visão. Dentre as principais, podemos citar a catarata, o glaucoma, as úlceras de córnea, a ceratoconjuntivite seca, a uveíte, entre outras.
Um dos principais sintomas de grande parte das doenças oculares é o blefaroespasmo (piscar várias vezes seguidas). Esse sinal oftálmico pode representar algum desconforto nos olhos do seu pet e estar relacionado desde problemas mais simples como um ressecamento ocular até algo mais grave como uma úlcera de córnea ou glaucoma por exemplo.
Portanto, esse piscar excessivo não é normal. Está relacionado com alguma alteração nos olhos do seu pet. Geralmente esse sinal vem acompanhado de outros sinais oftálmicos como vermelhidão ao redor dos olhos, fotofobia (grande sensibilidade à luz), secreção ocular e as vezes opacidade da córnea. Mas muitas vezes o piscar excessivo é o que chama mais a atenção do tutor. Por isso é muito importante ficar atento no seu animalzinho e fazer uma avaliação oftálmica caso note isso levando ao veterinário assim que forem percebidos alguns dos sintomas citados acima; desta forma evita-se que ele sinta muito mais incômodo nos olhos e que a doença possa progredir.
Para uma boa saúde ocular faça exames oftalmológicos regulares, não medique sem prescrição, não aplique colírios sem recomendação e procure sempre ajuda de um profissional especializado.
Todo animal deve fazer um exame oftálmico periódico com intuito de prevenir as alterações oculares e consequentemente a cegueira.