Que os cães e gatos têm sentimentos, não há dúvidas. E choram, só que sem lágrimas, dizem os especialistas em comportamento animal. Os animais são seres com capacidade de sentir e de expressar seus sentimentos, além de possuírem a capacidade de percepção.
Muitos animais expressam tristeza e dor por meio de uivos ou sons pequenos e intermitentes, além de apresentar expressões e determinados comportamentos que facilmente são compreendidos como sinais de tristeza. Entretanto, chorar com a liberação de lágrimas, somente os seres humanos teriam tal manifestação.
O choro de muitos animais é um tipo especial de vocalização, ou seja, um som diferente que sai pelas cordas vocais. Esse choro sem lágrimas teria função defensiva e seria uma forma de chamar a atenção de um adulto. Isso acontece, por exemplo, com os filhotes de chimpanzés quando se perdem de sua mãe na floresta ou estão sendo desmamados por ela. Tal vocalização também já foi observada em outros animais. Os filhotes de cães, quando se sentem ameaçados, emitem gemidos e os filhotes de aves piam, por exemplo.
Da mesma forma, a falta de comida, de água e a exposição ao frio e ao vento também podem deixar cachorros e gatos de qualquer idade se sentindo desconfortáveis, provocando o choro. Outra atitude comum dos animais é a de chorar por manha – como fazem as crianças – buscando a atenção de seus donos, mesmo quando recebem muitos carinhos.
Portanto, os bichinhos não choram com a finalidade de mostrar seus sentimentos, mas isso não significa que o animal não sinta nada. Os pets sentem dor, tristeza, alegria, euforia e até ansiedade. Trata-se de uma espécie extremamente emotiva.
É importante explicar que existem situações oftálmicas em que pode ocorrer uma secreção lacrimal em excesso, como uma obstrução do duto nasolacrimal por má formação, inflamação ou formação de cálculo, ou até mesmo uma lesão na córnea promovendo um aumento do lacrimejamento, e assim apresentar um excesso de lágrimas que escorrem pela região periocular promovendo a sensação de choro, o que não tem relação alguma com chorar.
As glândulas lacrimais presentes nos cães e gatos, assim como em muitas outras espécies, têm a importante função em proteger e lubrificar o olho, e não servem para expressar emoções.