A catarata pode voltar depois da cirurgia?

A catarata é uma doença ocular muito comum nos cães, que tem sido cada vez mais diagnosticada nessa espécie, grande parte decorrente do envelhecimento secundário ao aumento da expectativa de vida e também como consequência de uma doença hormonal cada vez mais comum que é a diabetes mellitus. 

Essa doença atinge o cristalino (ou lente), que funciona como uma lente natural nos olhos. A principal função do cristalino é fornecer nitidez à visão, e quando a doença aparece, essa função fica bastante comprometida, fazendo com que o paciente fique com a visão diminuída ou até mesmo cego em estágios mais avançados. A catarata é uma doença silenciosa, que normalmente só manifesta seus sintomas quando já está em um estágio um pouco avançado. 

A única forma de corrigir a catarata é por meio de um procedimento cirúrgico que remove a lente natural opaca do olho (o cristalino) e a substitui por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular (LIO). Essa cirurgia tem evoluído muito nos últimos anos e tem apresentado resultados cada vez melhores.

É muito comum os tutores fazerem a seguinte pergunta durante a consulta: “ depois que opera, a catarata pode voltar? ” Não, a catarata não volta, isso é um grande mito! O que pode acontecer é que em alguns casos, dependendo da predisposição do animal ou da característica e evolução da catarata, pode ocorrer uma opacidade da cápsula posterior do cristalino meses ou anos após a cirurgia. Essa cápsula é onde a lente intraocular é inserida durante a cirurgia e fica apoiada, ela fica atrás da LIO que é implantada. Trata-se de uma estrutura muito fina e transparente, que é preservada durante a cirurgia e, por ser uma estrutura natural, pode se tornar opaca no decorrer do tempo. Para resolver esse problema, quando é necessário, pode ser realizado um procedimento chamado capsulotomia com a utilização de laser, conhecido como “limpeza de lente”; porém não é um procedimento muito realizado em cães assim como em seres humanos já que nessa espécie pequenas opacidades nessa cápsula não atrapalham a qualidade de vida, nem limita as atividades diária desses cães.

É muito importante sempre consultar um especialista em oftalmologia para fazer o diagnóstico correto e passar as orientações corretas também, pois devido informações erradas como essa de que a catarata pode voltar, alguns tutores acabam não levando seus cães para fazer a cirurgia não permitindo assim que esses voltem a enxergar tendo uma qualidade de vida muito melhor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *