11 dicas para aplicar medicações oftálmicas

 
As principais apresentações de medicamentos oftálmicos por via tópica estão na forma de colírio, gel e pomada. Cada um possui um tipo de absorção e tempo de ação na superfície ocular, por isso é necessário conhecer as formulações e indicações de cada um, e suas formas corretas de aplicação para um resultado mais adequado explica o Dr. Vitor Rafael Pena Magri.
Abaixo estão listadas algumas dicas:
 
1- Certificar-se do nome, da dose e do tipo do medicamento prescrito na receita para que não haja erro ou confusão, evitando assim uma piora do quadro do paciente.
 
2- Atentar-se ao tipo de armazenamento de cada tipo de medicação, se tem que ir à geladeira ou se pode ficar em temperatura ambiente.
 
3- Verifique a data de validade no frasco do medicamento, principalmente as de uso contínuo e prolongado, examine o conteúdo para detectar opacificação, escurecimento e precipitados; se a solução parecer anormal, não a utilize. Atenção para alguns colírios que são fornecidos sob a forma de suspensão e comumente têm aspecto turvo.
 
4- Marcar a data no rótulo ou na caixa quando abrir o frasco pela primeira vez, pois o medicamento após aberto deve ser usado dentro de duas a três semanas, e após este prazo deve ser descartado e se necessário substituído.
 
5- Nunca use o mesmo frasco em mais de um paciente para evitar possíveis contaminações.
 
6- Se houver secreção ao redor dos olhos, lave bem as mãos e limpe-os suavemente com compressas de gaze estéril umedecidas com soro fisiológico. Nos casos de secreções ressecadas, aplique compressas úmidas com soro fisiológico morno por 1 a 2 minutos, a fim de que possam ser retiradas sem machucar os tecidos oculares sensíveis.
 
7- É necessário somente uma gota (tanto de colírio quanto de gel) por aplicação na maioria das raças. Estima-se que entorno de 30-40% da uma gota é necessária para cobrir toda a superfície ocular da maioria das raças, exceto para cães de raças com olhos muito grandes, onde as vezes se faz necessário o uso de no máximo 2 gotas. Caso seja feita a aplicação de mais de uma gota, não se preocupe, não fará nenhum mal, apenas vai desperdiçar a gota que excedeu.
 
8- Para a aplicação de colírio e gel, posicione o paciente com a cabeça levemente levantada, eleve a pálpebra superior (expondo parte branca dos olhos) e instile uma gota tomando o cuidado de não encostar no olho afim de não contaminar, em seguida estimule o paciente a piscar de forma que a solução se espalhe por toda a superfície do olho. É importante agitar o colírio antes de aplica-lo.
 
9- Para as pomadas, abra a pálpebra inferior e aplique a quantidade prescrita (geralmente de 0,5-1,0 cm) da pomada na parte rosa (saco conjuntival) e estimule-o também a piscar para espalhar a pomada por todo o olho.
 
10- Pacientes que precisem ser medicados com mais de um colírio e várias vezes ao dia, faça uma tabela com horários e intervalos entre as aplicações, para ter certeza de que todas as aplicações foram feitas no intervalo de 24 horas.
 
11- Quando tiver mais de uma medicação para ser aplicada no mesmo horário, esperar o tempo mínimo de 10 minutos após os colírios, 2 horas após as soluções em gel e 4 horas para as medicações em pomada.
 
É importante afirmar que nunca se use medicamentos sem a indicação do médico veterinário. Mesmo se tiver algo que sobrou de outro incidente, sempre pergunte a opinião do profissional capacitado antes de usar.
Na Pet Visão temos um serviço exclusivo de oftalmologia veterinária atendendo em hora marcada. As emergências oftalmológicas tem atendimento 24 horas por dia todos os dias do ano pelo contato no celular (17)981144210.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *